Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

E você sabe o que é a TCC?

E você sabe o que é a TCC?

É uma psicoterapia estruturada, onde as sessões e os tratamentos são sistematizados, o que ajuda muito a organizar o que precisamos trabalhar. Além disso, ela tem vários protocolos, que deixam bem claros quais aspectos tratar de acordo com cada demanda.

E Isso tudo baseado em pesquisas científicas que nos dá muita segurança e assertividade nos atendimentos.

Por ser uma terapia que permite um tratamento mais objetivo, que foca em questões pontuais, específicas e que os resultados são mais evidentes, A Terapia Cognitivo Comportamental é a abordagem mais promissora e é cada vez mais indicada pelos médicos.

A TCC entende que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos. Por isso, ela é uma abordagem direcionada à modificação de pensamentos, comportamentos e crenças disfuncionais.

Ou seja, por meio dela, ajudo os clientes a trabalharem seus pensamentos de maneira autônoma, realista e resolutiva.

Terapia Cognitivo Comportamental (ou simplesmente, TCC) é uma forma de psicoterapia com eficácia comprovada cientificamente no tratamento de diversos transtornos. É breve, com metas claras e focada no problema atual de quem busca a terapia.

A TCC considera a forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos como aquilo que o afeta, e não os acontecimentos em si.

Ou seja: é a maneira como cada um vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

É justamente por isso que pessoas diferente vivenciam uma mesma situações têm emoções e comportamentos diferentes.

O mais legal da TCC é que há uma troca: O terapeuta divide seus conhecimentos e ensina o paciente a usar as técnicas que influenciaram em sua melhora.

A TCC auxilia no tratamento de diferentes transtornos psicológicos e emocionais como depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, fobia, traumas... Porém, pode ajudar em questões cotidiana também como os relacionamentos, luto, escolha profissional, estresse, desenvolvimento pessoal e muitos outros.

Buscar atendimento psicológico é bem comum e não precisa estar associado a uma doença. Psicoterapia é para todo mundo!

Alguma dúvida sobre a TCC?

COMO FUNCIONA A TCC?
A princípio o objetivo da TCC é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas e a partir daí indicar técnicas que possam alterar essas percepções de forma positiva. A função da TCC é mudar o sistema de crenças das pessoas para alterar suas emoções e comportamentos em relação às situações.

Portanto, o primeiro passo é entender esse sistema. Assim sendo, durante as sessões, o psicoterapeuta vai identificar os sentimentos, pensamentos e comportamentos em relação as situações descritas por você.

Todos nós temos pensamento que não analisamos, são os chamados “pensamentos automáticos” e eles podem ser positivos ou negativos. A TCC é indicada quando seus pensamentos automáticos são sempre ou na maior parte do tempo negativos, o que pode desencadear em um transtorno como o obsessivo compulsivo, ansiedade generalizada, pânico, fobia social, alimentar ou outros.

O psicoterapeuta irá te ajudar a distinguir, intervir e mudar esses pensamentos. 💓

O que está procurando?